Irga terá Dia do Arroz, lançamento de cultivar e carreteiro na 41ª Expointer

A programação do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) durante 41ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, a Expointer 2018, já está definida. A feira, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, começa neste sábado (25) e termina no domingo (2).

Na segunda-feira (27), às 10h, ocorre o painel ‘Arroz gaúcho contribuindo para o bem-estar de todos’, na Arena Canal Rural, dentro da programação do Dia do Arroz. Estão definidos os debatedores: secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein; diretor comercial do Irga, Tiago Sarmento Barata; coordenador da Fronteira Oeste do instituto, engenheiro agrônomo Ivo Mello; e a nutricionista da autarquia, Carolina Pitta. O painel, que termina ao meio-dia, será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, com a apresentação da jornalista Kellen Severo. Os interessados em acompanhar os debates na Arena Canal Rural podem fazer o credenciamento no local, a partir das 9h.

No mesmo dia, às 12h30, haverá o lançamento da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Casa do Irga no Parque Assis Brasil. A coletiva de imprensa organizada pela Federarroz será seguida de almoço oferecido pela equipe gastronômica do instituto. A Abertura da Colheita de 2019 ocorre de 20 a 22 de fevereiro na Embrapa Capão do Leão/Pelotas.

Ainda no dia 27, a autarquia estará promovendo o lançamento da cultivar IRGA 431 CL. O evento está programado para as 16h no auditório da Secretaria da Agricultura do RS no Parque Assis Brasil.

No sábado (1º), está programado o já tradicional arroz carreteiro da autarquia. Quem passar pela Casa do Irga na Expointer ao meio-dia poderá degustar o prato gratuitamente. A casa fica em frente à Pista de Equinos, entre os portões 5 e 6. A atividade faz parte do Programa de Valorização do Arroz – Provarroz, conscientizando a população da importância de consumir o cereal e consta na programação oficial da feira de Esteio