Granizo atinge mais de 20 cidades gaúchas; em Guaporé, arroio transborda

Coronel Bicaco é o mais atingido. Em Sarandi, moradores registraram princípio de tornado

Imagem: Reprodução

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a madrugada desta sexta-feira já causaram estragos em algumas cidades. Conforme a Defesa Civil Estadual, mais de 20 municípios registraram chuva de granizo. As regiões mais atingidas foram a Serra, Planalto e Norte.

O município de Coronel Bicaco registrou 70 casas destelhadas e o Centro de Referência de Assistência Social já pede doações de colchões, roupas, alimentos, travesseiros e cobertores para os atingidos pela chuva. Além disso, a Secretaria de Obras da cidade começou a distribuir lonas à população.

Em São José das Missões, rajadas de quase 80km/h arrancaram árvores. Já no interior de Sarandi, moradores registraram um princípio de tornado.

Na ERS-129, em Guaporé, um barranco desmoronou e cobriu uma parte da estrada. O Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Obras do município estiveram no local com uma retroescavadeira para tirar as pedras e a terra.

Ainda em Guaporé, o arroio Barracão transbordou e a água invadiu vias urbanas, residências e estabelecimentos do comércio. Com isso, moradores ribeirinhos precisaram sair de casa. As secretarias de Obras, Assistência Social e Habitação, Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CB) e todo o Poder Público atendem os casos mais urgentes.

Vento forte nas últimas horas, conforme a MetSul Meteorologia:
Santo Augusto 79,2 km/h
Ibirubá 73,4 km/h
Teutônia 64,4 km/h
Soledade 63,7 km/h
Canguçu 62,6 km/h
Rio Grande 60,1 km/h
Sta Maria 60,1 km/h
Canela 59,0 km/h
Cruz Alta 57,6 km/h
Mostardas 57,6 km/h
Tramandaí 58,3 km/h
Vacaria 58,3 km/h