Expoargs inicia neste sábado com 295 artesãos expositores

A 35ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul contará com a participação de 295 artesãos, que irão expor e comercializar seus produtos em 118 estandes no evento. A Expoargs ocorre simultaneamente à Expointer, de sábado (25) a 2 de setembro, das 9h às 20h, no Pavilhão do Artesanato do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

De acordo com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato, Marlene Leal Garcia, o destaque da 35ª Expoargs será o artesanato típico gaúcho, que envolve peças de cutelaria, couro e pele.

A artesã Vera Maria Souza, de Porto Alegre, participa pela primeira vez do evento ao expor e comercializar peças como bando, tapetes e capas de crochê. Ela aprendeu a técnica com uma tia, aos 13 anos, por lazer, e, em 2012, fez sua primeira Carteira de Artesão, ano em que decidiu aprender mais sobre o crochê. Ela diz que a criatividade é o que mais lhe chama atenção no ramo artesanal.

Os artesãos Kleber e Klayton Schneider de Porto Alegre também estarão presentes no evento. A família Schneider participa desde o início da Expoargs. Kleber e Klayton continuam a produção de bombas de prata, iniciada pelo pai Nelson, em 1951. Desde 1991, a família expõe no mesmo corredor do Pavilhão do Artesanato.

A exposição de artesanato foi criada simultaneamente à Expointer, há 40 anos, com o nome de Pátio do Artesanato. Apenas em 1983, o evento foi denominado Expoargs. Inicialmente, a estrutura da exposição era menor e as principais técnicas eram artesanato típico e couro. Hoje, no entanto, dispõe de ampla variedade de técnicas.

O Programa Gaúcho do Artesanato promove, anualmente, a maior feira de artesanato gaúcho. A última edição da Expoargs contabilizou R$ 1.056.875,58 referentes à venda de 27.415 peças artesanais. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

O Programa é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH).