Extensor de injeção intramuscular otimiza o tempo das aplicações no rebanho

A Simcro, empresa líder no fornecimento de dispositivos de aplicação de medicamentos para a indústria veterinária, apresentará na 41ª Expointer, em Esteio (RS), o Handi-Ject. O dispositivo é um extensor para injeção intramuscular que visa facilitar o manejo no dia a dia, além de otimizar o tempo das aplicações no rebanho que exijam volumes com pequenas dosagens.

De acordo com o médico-veterinário Diego Lima, gerente de vendas varejo da Simcro no Brasil, o equipamento é indicado principalmente em manejos reprodutivos como a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) ou na aplicação de vacinas intramusculares, pois agiliza o trabalho e não há problema com sub ou super dosagens.

“Anteriormente, até existir um acessório nesses moldes, as aplicações de medicamentos intramusculares ou de hormônios nas IATFs eram feitas com seringas descartáveis. Isso porque não se recomenda o uso pistolas para fazer este tipo de aplicação pelo alto índice de quebra de agulha e falta de precisão de dosagem. No caso das seringas descartáveis, geralmente, também havia necessidade de se deslocar dois profissionais: um para encher a seringa e outro para aplicar uma dose por vez. Com isso, o tempo deste manejo era muito maior”, explica.

O médico-veterinário aponta que outro diferencial é que o Handi-Ject pode ser acoplado a qualquer tipo de seringa, mas faz uma ressalva. “No entanto, para manejos que necessitem de dosagens menores, o ideal é o uso com o modelo da Premium 2 ml, que possui doses ajustáveis de 0,1 em 0,1 ml até 2 ml”, completa.