Agências FGTAS oferecerão mais de 1,6 mil vagas para pessoas com deficiência nesta sexta

O objetivo da ação é promover e ampliar a inclusão do público com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho

Foto: Vinicius Roratto / CP Memória

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através de 83 Agências FGTAS/Sine, sediadas em 79 municípios gaúchos, oferecerá 1.621 vagas de emprego para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS, nesta sexta-feira (24). O dia de atendimento preferencial consistirá em um evento de prestação do serviço de intermediação de mão de obra e promoção de atividades de orientação.

Confira na tabela anexa detalhes da programação:

/upload/arquivos//semana-pcd-1.pdf

Do total de 1.621 vagas, as ocupações com os maiores números de oportunidades são alimentador de linha de produção (186), repositor de mercadorias (91), armazenista (84), operador de caixa (81), faxineiro (65), motorista de caminhão (58) e vendedor de comércio varejista (48).

O objetivo da ação é promover e ampliar a inclusão do público com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, através da intermediação de candidatos e oferta de vagas de emprego. Será prestado atendimento preferencial com a reserva de, no mínimo, um guichê exclusivo para o público-alvo do evento nas unidades da FGTAS.

As Agências oferecerão vagas específicas para pessoas com deficiência e reabilitados, e possibilitarão que empresas realizem entrevistas em suas dependências no dia do evento, além de proporcionar oficinas, palestras e seminários sobre o mundo do trabalho e temas correlatos.

Empregadores

Empregadores interessados em selecionar trabalhadores com deficiência ou reabilitados ainda podem cadastrar vagas de emprego no evento. Basta entrar em contato com a Agência FGTAS/Sine mais próxima, pessoalmente, por telefone ou através do site da FGTAS. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis no site: http://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Trabalhadores

Para se candidatar às oportunidades de emprego, os trabalhadores deverão comparecer à Agência FGTAS/Sine mais próxima, nesta sexta, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Na data, os trabalhadores serão cadastrados no sistema do Ministério do Trabalho e aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas de emprego abertas receberão carta de encaminhamento para participarem de entrevista com o empregador.

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

O evento insere-se na programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que ocorre até 28 de agosto, com o tema “Conviver é acolher as diferenças”. A Semana é promovida pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) em parceria com diversas instituições. Envolve atividades voltadas para a educação, o paradesporto, a saúde, o trabalho, o empreendedorismo, estágios, a tecnologia assistiva, entre outras. A programação completa está disponível no site da Faders (http://www.rsacessivel.rs.gov.br./secoes/20).