Roberto Robaina, no Esfera: “PT se acostumou com o jogo e com o sistema”

Sabatinado hoje pelo programa, candidato focou em Segurança Pública e disse que acordo da dívida com a União é mais "draconiano" que o Tratado de Versalhes

Foto: Laura Gross

O candidato do PSol a governador, Roberto Robaina, passou hoje pela sabatina do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. O postulante respondeu aos questionamentos dos jornalistas Juremir Machado da Silva e Taline Oppitz por cerca de uma hora. Entre os principais destaques da entrevista, fortes críticas ao Partido dos Trabalhadores e a preocupação com a Segurança Pública, caso seja eleito.

Robaina iniciou a fala com críticas ao modo de governar do PT. Para ele, os políticos da sigla cometeram equívocos ao “se acostumar e gostar do jogo político e do sistema”. Ele se referia às alianças que os petistas fizeram ao longo dos governos, principalmente com o MDB, partido do atual presidente Michel Temer, vice de Dima, retirada do poder através de impeachment em 2016.

O candidato socialista também criticou duramente o governo de José Ivo Sartori, afirmando que o regime de recuperação fiscal (RFF), que visa renegociar o pagamento da dívida do Estado com a União, é totalmente inadequado. “Nós, se eleitos, vamos suspender e auditar esse plano. Vamos defender a continuidade da suspensão do pagamento, como é agora”. Atualmente, uma liminar do STF mantém os pagamentos em aberto, e em paralelo o governo busca efetivar com Brasília a real adesão ao RRF.

Ainda sobre a dívida do Estado com a União, Robaina afirmou que “nem o Tratado de Versalhes foi tão draconiano quanto ficar 50 anos pagando a dívida”, reforçando que pretende reverter o pagamento dos valores em aberto.

Sobre Segurança Pública, focou na questão da necessidade de se discutir a descriminalização das drogas, tendo em vista que grande parte dos casos de violência guarda relação com o tráfico.

“A violência nos preocupa, nós consideramos que temos propostas para a Segurança Pública pois, do modo como está, não dá mais. Nós sentimos na pele, a população sente na pele, nós tivemos uma vereadora assassinada”, mencionou, citando a parlamentar Marielle Franco, morta a tiros em 14 de março junto com o motorista, Anderson Gomes, no Rio de Janeiro.

Robaina ainda reforçou a intenção da sigla de formular bancada na Assembleia Legislativa, com o intuito de defender as pautas “contra os desmandos do governo”. Ainda relembrou Leonel Brizola e o Movimento da Legalidade, asseverando que “não se pode esquecer esse tipo de movimento, não se pode esquecer a nossa história”. O candidato concluiu dizendo: “não temos solução para tudo, essa é uma linha falsa e que vai desorientar o eleitor. Nosso povo precisa estar preparado para defender os seus direitos”.

Rádio Guaíba mantém sabatinas com os candidatos a governador, sempre dentro da grade do Esfera Pública. Roberto Robaina, Mateus Bandeira, Jairo JorgeJosé Ivo SartoriMiguel Rossetto (PT) já participaram do programa. Na terça-feira (21), a emissora promove o primeiro debate com os postulantes ao cargo, em parceria com o Sescon-RS.