Fundação Pró-Sementes completa 19 anos de atividades voltadas ao desenvolvimento do agronegócio

No dia 23 de agosto, a Fundação Pró-Sementes comemora 19 anos de sua criação. A entidade, sediada em Passo Fundo (RS), nasceu da união de produtores de sementes do Rio Grande do Sul com a missão de promover soluções tecnológicas para o agronegócio brasileiro.

“A Fundação surgiu com o objetivo de apoiar instituições públicas e privadas de pesquisa, sendo um elo de ligação com o setor produtivo”, destaca o engenheiro agrônomo da instituição, Airton Lange.

De acordo com o diretor da Pró-Sementes, o engenheiro agrônomo Alexandre Levien, atualmente a entidade é uma importante prestadora de serviços para o setor do agronegócio, especialmente no segmento sementeiro.

“Em 2005 a Fundação iniciou a certificação de sementes, sendo este até hoje o nosso principal negócio”, explica Levien. A Fundação Pró-Sementes foi a primeira entidade certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atuando em vários estados brasileiros na certificação de sementes de diversas espécies. Desde a safra 2014/2015, a instituição também oferece a certificação de qualidade fisiológica, identificando por meio do selo de “Sementes Premium” os lotes de sementes de soja e trigo que possuam qualidade fisiológica superior.

Além disso, destaca-se como prestadora de serviços de pesquisa e desenvolvimento, conduzindo ensaios no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina de acordo com a demanda dos clientes. A Pró-Sementes também é reconhecida pelo Ensaio de Cultivares em Rede de Trigo e Soja (ECR®). Trata-se de uma ferramenta que avalia agronomicamente as cultivares de trigo e soja incluídas no Zoneamento Agrícola pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que possuem expressão comercial no estado do Rio Grande do Sul.

A Fundação também possui um setor de capacitação que oferece em diversos locais do Brasil cursos com o objetivo de atender as demandas de profissionais e de empresas do setor. Os treinamentos são ministrados por profissionais da Pró-Sementes e também por professores de entidades parceiras, todos altamente capacitados e com grande conhecimento do mercado.

A entidade atua, ainda, no licenciamento de cultivares de soja, trigo e aveias, por meio de parcerias estabelecidas com empresas de melhoramento genético, e na auditoria de processos de produção de sementes.

Ao comemorar seus 19 anos, a Fundação Pró-Sementes conta com um quadro de 24 colaboradores distribuídos na matriz, localizada em Passo Fundo (RS), na filial de Campo Mourão (PR) e no escritório de Rondonópolis (MT). O quadro de instituidores é composto por mais de 30 empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e o atual conselho diretor é composto pelo presidente Hugo Boff, da Cacil Sementes, pelo primeiro vice-presidente Luiz Antônio Albuquerque, da Albuquerque Sementes, e pelo segundo vice-presidente Pedro Tombini, da Tombini Sementes.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile