Expointer: Feira de novilhas da Farsul vai ofertar 500 exemplares

Foto: Gabriel Olivera/ Divulgação

O lançamento da XIV Feira de Novilhas e Ventres Selecionados, ocorrido nesta quarta-feira, na sede da Farsul, foi realizado num clima de otimismo a despeito do momento de preços mais baixos do boi gordo.

Marcada para o dia 30 de agosto, às 16h, na Pista J do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer, a feira levará em pista a oferta de 500 terneiras, novilhas e ventres selecionados e registrados de raças britânicas e cruzamentos. Os animais das raças Angus, e cruzas serão avaliados a campo por técnicos da associação de Angus. A Feira é uma promoção da Farsul, Santa Úrsula Remates e Associação de Criadores de Angus com apoio do Governo do Estado do RS.

O presidente da Comissão de Feiras e Remates da Farsul, Francisco Schardong, destacou o quanto esse evento tem ofertado animais de qualidade e que se trata de um momento importante para adquirir animais com esse padrão. “É por isso que nossa estimativa é igualar ou aumentar a média em relação ao evento do ano passado”, afirma Schardong. O remate se aproximará do Top Devon, que faz o seu leilão na mesma data antes da feira e reunirá compradores em um almoço na própria pista J antes dos eventos. Para Adalberto Gonçalves Cardoso, titular da Santa Úrsula Remates, o remate manterá a tradição de contar com pecuaristas focados em adquirir animais de qualidade.

Tradicional criador de gado, o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, enfatizou o quanto a pecuária do Rio Grande do Sul vem melhorando especialmente após o então Frigorífico Mercosul, de Bagé, que passou a remunerar carne de animais de raças britânicas e seus cruzamentos. Um segundo impulsionador de qualidade foi o advento da soja na região de pecuária, que faz rotação com o azevém. “A nossa produção é muito diferenciada em relação a outras regiões, pelos mercados nacional e internacional e mais recentemente como exportadores de terneiros em pé com destaque para a Turquia.

Conforme Gedeão, esse momento mais desfavorável de mercado, intensificado com a crise na Turquia e com o aumento do dólar, tende a passar. “O produtor pode seguir o seu planejamento de investir em novilhas. Vamos seguir apostando nesse mercado da pecuária de exportação de gado em pé, sem descuidar dos frigoríficos”, disse. O presidente do Sistema Farsul ressaltou a importância de se atuar em um mercado livre, sem barreiras, que sempre terá espaço para produtores de gado de cria e de invernada.

O lançamento da feira contou com a presença do secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, do presidente da Federacite, Sergio Gomes Fonseca Junior, da presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Betty Cirne Lima, presidentes de Sindicatos Rurais entre outras autoridades.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile