Beto e Fogaça terão maior tempo de rádio e TV dentre os concorrentes ao Senado

Em outubro, eleitorado gaúcho vai votar em dois postulantes ao cargo

Dentre os 15 candidatos gaúchos ao Senado, Beto Albuquerque (PSB) e José Fogaça (MDB) terão os maiores tempos de propaganda de rádio e televisão, conforme divisão definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com 2’23 minutos diários destinados à chapa que dividem, Beto e Fogaça contarão com 1’11 de espaço, cada. A aliança encabeçada pelo candidato à reeleição José Ivo Sartori (MDB) também ficou com maior tempo na corrida entre os postulantes ao Palácio Piratini: 3’18’’.

Em outubro, o eleitor gaúcho vai votar em dois senadores. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão vai começar em 31 de agosto, seguindo até 4 de outubro, conforme a justiça eleitoral.

A chapa de Luis Carlos Heinze (PP) e Mario Bernd (PPS) conta com 1’59 contra 1’03 da de Paulo Paim (PT) e Abgail Pereira (PCdoB). O quarto maior tempo, de 0’40, vai ser dividido entre as candidatas Ana Varela (Podemos) e Sandra Weber (Solidariedade).

Sozinha, Carmen Flores (PSL) vai dispor de 0’28. Já os candidatos Cleber Soares (PCB) e Romer Guex (PSol) terão, juntos 0’08 de espaço na propaganda eleitoral. Luiz Carlos Machado (Democracia Cristã) vai dispor de 0’06, contra os 0’04 destinados aos candidatos João Augusto e Marli Schaule (ambos do PSTU) e Luiz Delvar (PCO).

Horário eleitoral

A veiculação do horário eleitoral gratuito vai ocorrer de segunda a sábado. A propaganda em bloco acontece: no rádio, das 7h às 7h25min e das 12h às 12h25min, e na TV, das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min. Nas segundas, quartas e sextas, são 7min para o cargo de senador, 9min para deputado estadual e 9min para governador. Nas terças, quintas e sábados, serão 12min30s para presidente e 12min30s para deputado federal.

Inserções

Além disso, há as inserções ao longo da programação – uma modalidade de propaganda eleitoral gratuita veiculada nos intervalos comerciais das emissoras de rádio e televisão, em programas de 30 segundos. Serão veiculados 70 minutos diários de propaganda mediante inserções, o equivalente a 140 inserções de 30 segundos, na proporção de 50% para a eleição majoritária e 50% para a eleição proporcional.

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