Metade das crianças já se vacinou contra pólio e sarampo no RS

Municípios da região Metropolitana seguem com os menores índices de imunização

Foto: Guilherme Almeida/CP

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo alcançou 50% do público-alvo no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria da Saúde, mais de 530 mil doses foram aplicadas em crianças entre 1 e 5 anos desde 6 de agosto. Do total, estima-se que aproximadamente 250 mil doses tenham sido liberadas apenas no último sábado, o Dia D de mobilização. A campanha segue até o dia 31 e a meta é chegar a 95% de cobertura das crianças nesta faixa etária.

A região com os melhores números da campanha é a dos municípios da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphalen. As 26 cidades do Norte do estado que compõem a coordenadoria já passaram dos 70% de cobertura nas duas vacinas. As regionais com sede em Erechim, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Santo Ângelo e Cachoeira do Sul também aparecem entre aquelas com com as maiores coberturas, todas elas acima dos 60%.

Por outro lado, os 66 municípios da região Metropolitana seguem com as médias de coberturas mais baixas. Ambas as coordenadorias permanecem com menos de 50% de cobertura já registrada no sistema de informações.

Vacinas

A estratégia da campanha usa a vacina oral da poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Ela também é uma oportunidade para que as crianças atualizem a vacinação de rotina.

A vacina da pólio está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em 3 doses: a primeira aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.

Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

Sarampo

O sarampo não era registrado no País desde 2015. Cinco mortes já ocorreram no Norte do país em 2018. No RS, até o momento, há 16 casos confirmados, 9 deles em Porto Alegre.

Pólio

Também chamada de poliomielite ou paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, com o último caso registrado no estado em 1983. A vacinação é indiscriminada, ou seja, indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.