Rotary monta posto para o Dia D e Prefeitura da Capital não envia equipes para vacinação

Mesmo tendo recebido o pedido há mais de 30 dias, Prefeitura alega que não tinha pessoal suficiente e internet para registrar as vacinas

Estrutura do Rotary foi montada ao lado da Usina do Gasômetro, na Capital. Foto: Reprodução Facebook Rotary

Com 16 casos confirmados de sarampo no Rio Grande do Sul, sendo nove em Porto Alegre, e mais de mil casos registrados em todo o País, o sábado foi marcado pelo dia D da campanha de vacinação. Uma das entidades que abraçou a campanha foi o Rotary Club, que desde o início do mês de agosto vem realizando atividades de conscientização para que os pais e responsáveis levem as crianças para receber a vacina.

Apesar de todo o trabalho realizado no País, dirigentes do Rotary no Rio Grande do Sul dizem estar desapontados com o tratamento recebido pela prefeitura da Capital. Segundo o governador-assistente do Distrito 4680 do Rotary Internacional, Paulo Coelho, neste sábado a entidade montou um posto avançado para divulgar a campanha na Usina do Gasômetro.

A solicitação para a montagem do posto foi solicitada há mais de 30 dias e tinha, inclusive, liberação do Corpo de Bombeiros para a ação, mas a prefeitura de Porto Alegre não enviou equipes para fazer a vacinação de quem passava pelo local.

“Tinham no local, aproximadamente, 60 mil pessoas e, talvez, 30% eram crianças que estariam na faixa de vacinação e por questões burocráticas, a Secretaria Municipal de Saúde nos comunicou que não poderiam montar o posto de vacinação no local, sem dar maiores explicações. Simplesmente disseram que não poderiam por questões técnicas. Isso nos entristece porque a campanha de vacinação não está tendo o respaldo necessário da comunidade e quando nós oferecemos para a municipalidade toda a estrutura para que eles pudessem ir para lá e trabalhar, eles se recusam a fazer e nem, ao menos, dizem o motivo. Então, isso nos entristece porque nós poderíamos ter ali o maior posto de vacinação que poderia ter tido na cidade de Porto Alegre no dia de ontem”, disse Coelho.

O dirigente disse, também, que muitas das pessoas que passaram pelas tendas montadas pelo Rotary esperavam fazer a vacinação no espaço da ação e que ali poderia ter sido o maior posto de vacinação da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que foi procurada pelo Rotary para um ponto de vacinação na orla, mas que por estar em campanha e distribuindo a vacinação em 93 pontos de toda a cidade neste sábado não tiveram os “Recursos Humanos disponíveis para o local”.

Na nota enviada pela assessoria da pasta, a secretaria informa que não conseguiria “atender a exigência, do Ministério da Saúde, de registrar as vacinas no sistema informatizado por falta de internet disponível no local. Por isso, a Secretaria comunicou o Rotary que não seria possível fazer esta ação específica. Mesmo assim, a campanha foi um sucesso, tendo mais de 11 mil crianças vacinadas”.

Com os números alcançados no Dia D, a cobertura de vacinação em Porto Alegre chegou a 34,2% para sarampo e 35,1% para poliomielite.

Posted by Coelho Paulo on Saturday, August 18, 2018