Primeiro domingo de campanha eleitoral movimenta Parque Farroupilha, na Capital

Cerca de 150 pessoas se concentraram em frente ao Monumento ao Expedicionário com bandeiras e material de campanha

Primeiro domingo de Campanha movimentou Parque da Redenção, em Porto Alegre. Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

Com temperaturas acima dos 20º C e muito sol, a manhã deste primeiro domingo de campanha eleitoral foi marcada por muita movimentação no Parque Farroupilha, tradicional ponto de encontro dos militantes políticos em Porto Alegre. Cerca de 150 pessoas se concentraram em frente ao Monumento ao Expedicionário com bandeiras e material de campanha. Ao longo de toda a avenida José Bonifácio, onde acontece o Brique da Redenção, dezenas de pessoas entregavam panfletos e adesivos de candidatos.

Como as pessoas que frequentam o Parque veem toda essa movimentação nesse período eleitoral?

A aposentada Dolores Amarante, de 76 anos, é frequentadora assídua do local. Ela passeava pelo Parque com uma amiga e disse que não gosta do barulho que os militantes fazem, nem da insistência para que ela aceite o material dos candidatos. “Não gosto e sou bem contra. É o barulho que me incomoda e aquela insistência de forçar a gente a pegar um folheto. Eu prefiro uma campanha mais tranquila”, reclamou a aposentada.

O aposentado Roberval Garcia, outro frequentador assíduo do Parque, discorda de Dona Dolores. Sentado numa cadeira de praia e tomando chimarrão, ele aproveitava o sol junto à esposa. Para ele, a movimentação do parque neste período é normal, desde que seja de respeito entre os militantes. “Desde que haja coerência e responsabilidade, eu tenho certeza de que se alcança o objetivo e é por aí que nós vamos mostrar para os candidatos que o povo está mudando o perfil e o entendimento de política. O barulho não me incomoda porque é pacífico. Enquanto existir esse barulho de paz, está tudo tranquilo. Só tem que respeitar o direito do outro”, disse.

Essa movimentação nos parques de todas as cidades do País vão continuar até o fim do período de campanha eleitoral. O primeiro turno do pleito neste ano acontece no dia 7 de outubro. Se houver segundo turno, as atividades seguem até o dia 28 de outubro. No rádio e na televisão, a propaganda eleitoral gratuita começa no dia 31 de agosto.