RS tem 32º dia de temperatura negativa

Frente fria, no entanto, deve se afastar do Estado no domingo, quando volta a chuva

Mínimas rondam os 4°C na Serra e máximas não superam 22°C em Porto Alegre | Foto: Stephany Sander / Especial CP

A sexta-feira de sol e tempo firme é o 32º dia do ano com temperatura negativa no Rio Grande do Sul. Hoje fez -1,6ºC em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Após o amanhecer frio, a temperatura aumenta e pode chegar a 24ºC na região Metropolitana. O dia será de sol e tempo firme em todo o Estado.

No sábado, o tempo agradável segue, com sol e temperatura máxima de 25ºC. Contudo, no domingo a instabilidade retorna ao RS. Ainda pela manhã, as regiões Oeste e Sul terão chuva, com chance de vento forte. Nas demais regiões, o dia permanece seco, com a chuva chegando no início da noite. Na segunda-feira, há chances, inclusive, de queda de granizo em áreas isoladas.

A partir da terça-feira, o ingresso de uma nova massa de ar seco afastará a nebulosidade da maioria das regiões, mas ainda ocorrerão chuvas fracas e isoladas na Metade Leste. Somente na quinta, o tempo firme, com sol e temperaturas amenas, predominará em todas as regiões.

Os volumes esperados deverão ser inferiores a 20 mm na região Sul e na maior parte do Litoral. No restante do Estado, as precipitações oscilarão entre 25 e 40 mm, podendo superar os 60 mm nos Campos de Cima da Serra.