Porto Alegre: Prefeitura paga terceirizada e aguarda volta dos trabalhadores

Em protesto, funcionários bloquearam o trânsito em mais de um trecho da cidade, ontem e hoje

Mais de 100 funcionários terceirizados da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP), responsáveis pela manutenção da rede pluvial de Porto Alegre, paralisaram as atividades alegando falta de pagamento dos salários, desde maio. De acordo com a Prefeitura, a empresa terceirizada F.F. Maraschin não recebeu os pagamentos, referentes a esses três meses, por falta de comprovação documental. Hoje, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) depositou R$ 600 mil, referente a maio. As demais parcelas seguem pendentes.

Procurada, a F.F. Maraschin não garantiu o pagamento dos trabalhadores, nem a data de retorno dos funcionários ao trabalho. A Rádio Guaíba entrou em contato com o presidente da terceirizada, Fernando Maraschin, mas até as 17h não obteve retorno. Na quinta e na sexta-feira, os funcionários protestaram, bloqueando o trânsito em mais de um trecho da cidade.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, a demora nos repasses decorre do “atraso excessivo” da prestadora em entregar os documentos comprovando a realização dos serviços e o recolhimento dos tributos sociais e trabalhistas, o que também prejudica a aferição do trabalho realizado.