Festival de Cinema de Gramado abre com discurso pela acessibilidade

Orquestra Sinfônica da cidade encantou o público, que lotou a rua Coberta

Foto: Halder Ramos / Especial / CP

O 46° Festival de Cinema de Gramado levantou a bandeira da inclusão social na solenidade de abertura, na tarde desta sexta-feira. Com tradução simultânea em libras, os discursos foram pautados na busca pela acessibilidade de surdos e mudos no cinema.

A Orquestra Sinfônica de Gramado encantou o público, que lotou a rua Coberta. Sob regência do maestro Bernardo Grings, os músicos interpretaram canções de filmes nacionais e internacionais, além de homenagear o cinema da Itália, país convidado de honra. O secretário estadual de Cultura, Turismo e Desporto, Victor Hugo, e o embaixador da Itália, Antônio Bernardini, participaram da solenidade.

Para Carilissa Dall’Alba, que luta desde 2005 pela acessibilidade de surdos no cinema gaúcho, a inclusão de legendas nos filmes do Festival de Gramado representa um avanço importante. Já o presidente da GramadoTur, Édson Néspolo, destacou que o evento cumpre com o papel que lhe cabe no processo de inclusão no cinema.

O prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, citou o processo de inclusão social e saudou a participação da Itália. Já o embaixador da Itália, Antônio Bernardini, anunciou ter sido comunicado pelo governo, em Roma, da entrada em vigor de um contrato para coprodução cinematográfica com o Brasil. Em paralelo, o secretário da Cultura, Victor Hugo, comunicou que a secretaria protocolou projeto para captação de R$ 7 milhões na Agência Nacional de Cinema, para estimular a atividade cinematográfica no Rio Grande do Sul.

Números

A organização do evento espera que 150 mil pessoas passem pelo município durante o Festival, tendo em média 15 mil de turistas por dia. Com quatro mostras competitivas – longas brasileiros e estrangeiros e curtas brasileiros e gaúchos – o evento vai exibir 48 produções audiovisuais, no Palácio dos Festivais, até o dia 25.

Conforme o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), Fernando Boscardin, Gramado dispõe de 200 pontos de hospedagem oficiais, e a taxa de ocupação nos hotéis chega a 95% no sábado e domingo, caindo para cerca de 60% durante a semana.