Confirmados mais três casos de sarampo no RS

Chega a 16 o número de pessoas que adoeceram em 2018

Ministério da Saúde registra mais 570 casos de sarampo no Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Divulgação

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) atualizou, nesta sexta-feira, o boletim epidemiológico relativo ao sarampo no Rio Grande do Sul. Foram confirmados mais três casos – dois deles em Viamão e um em Porto Alegre. Com isso, chega a 16 o número de pessoas que adoeceram no Rio Grande do Sul em 2018.

Os casos mais recentes se referem a ocorrências notificadas em junho, que tiveram a confirmação laboratorial só agora. Em todos os casos, já foram realizadas ações de bloqueio, com a vacinação de contatos próximos aos pacientes.

O Rio Grande do Sul não tinha casos de sarampo desde 2011 e, desde 2016, as Américas eram consideradas livres da doença. Já o contágio interno não ocorria, em território gaúcho, desde 1999. Esse atual cenário reforça a importância da campanha nacional de vacinação para todas as crianças de um ano a menores de cinco, que está em andamento.

Amanhã, mais de 1,8 mil unidades de saúde, sendo 94 em Porto Alegre, abrem para o Dia D de mobilização.

Até o momento, o Cevs registrou nove casos de sarampo em Porto Alegre, três em Viamão, dois em Alvorada e os demais em São Luiz Gonzaga e Vacaria.

No país, o total de casos chega a 1.242, sobretudo no Amazonas, com 910 e 2 óbitos, e Roraima, com 296 casos e 4 mortes. O Rio de Janeiro registra 14, o Pará e Pernambuco, dois; e São Paulo e Rondônia, um cada.