Audiência Pública aborda políticas para doentes crônicos e terminais

Evento acontecerá no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

A Comissão Especial de Cuidados Paliativos da Assembleia Legislativa do RS promove, nesta sexta-feira, uma audiência pública para discutir as políticas de atenção aos doentes crônicos ou terminais. O evento acontecerá no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, às 9h.

A Comissão foi aprovada em julho deste ano e encerra os trabalhos em 120 dias. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos consistem na assistência pela melhora na qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença e seus familiares. A medicina deve trabalhar com três enfoques: preventiva, curativa e paliativa.

O encontro terá a participação de especialistas da área para debater e estimular a criação e melhoramentos de locais que atuem especificamente na área. Foram convidados, também, representantes dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde, Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos e empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado, representantes da Associação Médica do RS e outras entidades da área.