Temer sanciona lei de proteção de dados mas veta órgão regulador

Texto, aprovado pelo Senado Federal no dia 10 de julho, já havia sido avalizado pela Câmara, em maio, por unanimidade

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Michel Temer sancionou hoje a Lei Geral de Proteção de Dados, que estabelece regras para coleta e tratamento de informações de indivíduos por empresas e por instituições do setor público. Contudo, ela só entra em vigor depois de um período de transição de 18 meses.

O texto, aprovado pelo Senado Federal no dia 10 de julho, já havia sido avalizado pela Câmara, em maio, por unanimidade. A nova legislação é discutida desde 2010 e iguala o Brasil a mais de 100 países que já possuem norma sobre o assunto, alterando o cotidiano de usuários, empresas e do Poder Público.

Contudo, o texto sofreu vetos do presidente. O principal se refere à criação de um órgão regulador denominado Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Temer justificou o veto por um problema jurídico uma vez que a criação do órgão regulador precisa ser realizada por meio de uma iniciativa do Poder Executivo, e não por meio de lei aprovada pelo Parlamento. De acordo com o presidente, o veto é uma questão “formal” e não altera o mérito da nova lei.

Temer e ministros presentes à cerimônia informaram que a criação do órgão regulador vai se dar por um projeto de lei específico a ser enviado ao Congresso, mas não descartaram a possibilidade de uma medida provisória. “Eu vou mais ou menos deixar tal como está no projeto. A questão foi de vicio de iniciativa. Eu vou consertar esse vício. Agora mais do que isso, continua igual o projeto [da forma como enviado da Câmara]”, disse.

Temer vetou também parte das sanções previstas no texto, como a suspensão do funcionamento de bancos de dados ou da atividade de tratamento, além de alguns dispositivos relacionados ao tratamento de dados pelo Poder Público, como requisitos para o uso compartilhado de informações de cidadãos.

Os vetos foram solicitados pelo Banco Central, Controladoria Geral da União e ministérios do Planejamento, da Fazenda, da Segurança Pública, da Justiça e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile