Primeira etapa de Plano de Incêndio, reforma de escadas deve durar 40 dias no Mercado Público

Trabalhos começaram hoje. Objetivo é assegurar a reabertura do segundo andar, afetado pelo incêndio de 2013

Foto: Guilherme Testa/CP

Começou hoje a restauração das escadas laterais nos quadrantes 3 e 4 (terminal da Praça Parobé e avenida Borges de Medeiros) do Mercado Público de Porto Alegre. Na primeira etapa, os trabalhos terão início na estrutura localizada na Borges. A previsão é que a obra tenha duração de 40 dias, segundo informou a 2ª secretária da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Adriana Kauer.

Nessa manhã, a empresa responsável pela reforma começou a descarregar o material para a realização do restauro. De acordo com Adriana, a recuperação das escadas é parte do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) que a associação vai executar, conforme acordo firmado com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Os 106 permissionários obtiveram uma linha de financiamento de R$ 1,5 milhão junto ao Banrisul para a realização do PPCI, para a elaboração do projeto executivo e para a recuperação das duas escadas para liberar o segundo andar.

“As escadas vão ganhar degraus novos e as laterais metálicas serão restauradas. Nessa obra, a previsão é de que trabalhem de três a seis funcionários, de acordo com o cronograma do projeto”, explica Adriana.

A reforma vai ser executada pela empresa Marcadella Engenharia. “O nosso desafio é reativar as atividades do segundo piso, interrompidas desde o incêndio de 2013”, destacou Adriana.

No segundo andar, antes do incêndio, havia restaurantes, escritórios da coordenação do Mercado Público e uma agência do Banrisul. Hoje, há apenas banheiros públicos funcionando. Já as escadas rolantes do Mercado Público seguem fora de operação.