Marchezan determina início de obras para conter alagamentos na zona Norte

Local é utilizado como desvio desde 2012, quando começou a construção da trincheira da Ceará

Foto: Cesar Lopes / PMPA

O prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior vistoriou, nesta terça-feira, as ruas Sarmento Barata e 18 de Novembro, na zona Norte da cidade, e determinou o início imediato de obras emergenciais para minimizarem os problemas de alagamentos na região, que persistem há pelo menos cinco anos. O local é utilizado como desvio das obras da trincheira da avenida Ceará, que começaram em 2012 e devem terminar em setembro.

Durante a vistoria, os técnicos da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) explicaram que o problema vem de gestões anteriores, mas se evidenciou com a maior utilização do local, a partir de 2013, com o início das obras de mobilidade. Mapas subterrâneos dão conta da existência de uma galeria pluvial na região, que, conforme a Prefeitura, não existe.

A obra vai ser realizada sobre a calçada, gerando o mínimo de impacto para o trânsito. A expectativa é de que ela esteja concluída em cerca de 35 dias. O investimento é de R$ 212 mil. A empresa Brasmac Engenharia Ltda venceu a licitação para obras de pequeno valor. Além da abertura de rede para escoamento da água, equipes fazem o desassoreamento (retirada de areia das redes) para ajudar no escoamento da água da chuva.