Em sabatina na Record, Bolsonaro fala em desonerar folha

Candidato também defendeu planejamento familiar e rebaixamento da maioridade penal para crimes graves

Foto: Edu Moraes / Record / CP

O candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL-RJ) afirmou, nesta terça-feira, acreditar em um modelo de educação que forme bons profissionais para atuarem “na ponta da linha” e disse crer que a recuperação do emprego no Brasil depende da desoneração da folha de pagamento e de mais segurança jurídica para os empregadores.

Bolsonaro passou pela sabatina da Record TV, na qual, a partir de hoje, presidenciáveis apresentarão propostas, sempre às 19h.

• Assista à íntegra da sabatina

Questionado sobre propostas para enfrentar o drama dos moradores de rua e da miserabilidade, Bolsonaro afirmou que se trata de um tema complexo para ser resolvido a curto prazo. “Tem parte dessas pessoas que está no mundo das drogas e as igrejas fazem um belo trabalho para ajudá-las”, elogiou, sem descrever qual o papel do governo sobre o tema.

Ao prosseguir, considerou que o enfrentamento à pobreza está relacionado a estratégias de planejamento familiar. “Gravidez tem que ser um ato de mais responsabilidade. Tem mulheres que tem uma penca de filhos. O governo pode oferecer métodos contraceptivos. Uma criança gerada nessas condições (miserabilidade), a tendência é que sejam o que os pais são”, apontou.

Confrontado com questionamentos acerca da segurança pública, Bolsonaro reiterou a defesa do rebaixamento da maioridade penal para crimes graves e sugeriu elevação do tempo de punição para criminosos reincidentes.

O candidato também teve que comentar declarações polêmicas, como quando disse que teve quatro filhos, mas no quinto fraquejou e veio mulher. “Sou um cara extrovertido”, desviou. Provocado a falar sobre o emprego em que manteve a esposa, no gabinete, refutou que tenha sido um ato inapropriado.

Leia mais:

Bolsonaro registra candidatura e declara patrimônio de R$ 2,2 milhões em bens