BM retira famílias de terreno em área da zona Norte da Capital

Operação transcorreu sem problemas, até o fim da manhã

Uma reintegração de posse envolvendo um terreno pertencente a uma funerária ocorreu na manhã desta terça-feira na zona Norte de Porto Alegre. Conforme as informações preliminares, a Brigada Militar (BM) auxiliou na remoção de cerca de 200 famílias da Cooperativa Habitacional Império, instaladas em um terreno nas proximidades da rua João Paris, no bairro Sarandi. Entre essas famílias, havia inclusive um grupo de 50 imigrantes haitianos.

O advogado da Cooperativa, Paulo Renê Soares Silva, garantiu à reportagem que o local não vinha cumprindo a função social, e portanto pode ser considerado um vazio urbano. “Há cerca de 40 anos não há nada naquela região, as famílias estão ali há cerca de 60 dias, inclusive já começaram a construir suas casas”, disse ele. Além disso, o defensor também reforçou que entrou com ação para reverter a reintegração, mas teve o pedido indeferido. Ele adverte para a possibilidade de que as famílias formem outras ocupações.

Além disso, também alertou para a questão envolvendo os imigrantes haitianos instalados no terreno: “desde o terremoto no Haiti, o Brasil possui políticas de acolhimento a essa população, eles precisam ser alojados, não podem simplesmente ser despejados”, completou. A operação transcorreu sem problemas, até o fim da manhã.