Vereador da Rede é confirmado com o vice-líder de Marchezan na Câmara Municipal

Na semana passada, Marina Silva já havia manifestado apoio à candidatura de Eduardo Leite

Foto: Matheus Piccini/CMPA/Divulgação

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), indicou, nesta segunda-feira, o vereador Mauro Pinheiro (Rede) para o cargo de vice-líder do governo na Câmara Municipal. Em terceiro mandato, Pinheiro presidiu o Legislativo da Capital em 2015, quando ainda era filiado ao PT. O parlamentar era do chamado bloco “independente” da Câmara. Atualmente, o líder do governo Marchezan é o vereador Moises Barboza (PSDB).

A troca de apoio entre Rede e PSDB ganhou força na semana passada, quando a Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade no Rio Grande do Sul emitiu nota confirmando que se mantém na aliança em apoio à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) a governador, mas descarta apoio a Luis Carlos Heinze, que concorre ao Senado, na mesma chapa pelo PP.

Alegando a necessidade de manter coerência em relação a princípios, valores e aspectos programáticos, a Rede considera que Heinze não representa o partido no que se refere a temas como defesa do meio ambiente, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

A aliança em torno de Eduardo Leite é composta, ainda, pelo PTB, PHS, PPS e PRB. O PTB indicou o vice de Leite, o delegado de Polícia Ranolfo Vieira Jr., e o PPS o segundo candidato a senador, Mário Bernd.