PF prende foragido indígena investigado pela morte de sobrinho de prefeito de cidade do Norte do RS

Ofensiva já tinha resultado na prisão de quatro pessoas

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal prendeu, na tarde de hoje, um foragido indígena considerado um dos principais alvos da Operação Terra Sem Lei, deflagrada na Reserva do Votouro, em Benjamin Constant do Sul, no Norte gaúcho, na semana retrasada. A ofensiva teve início depois que um índio morreu assassinado dentro da reserva, ainda em março, durante um confronto entre grupos de índios rivais em função da troca de um cacique. A Polícia Federal conduziu o inquérito. Em maio, o sobrinho do prefeito da cidade sofreu uma emboscada e também morreu, atacado por engano, na região.

A prisão ocorreu hoje na própria Reserva do Votouro. Contra o índio, havia dois mandados de prisão por homicídio, um deles, referente à morte de Nathan Cozer Hochmann, de 21 anos, sobrinho do político. Itacir Hochmann (PT) relata ter sido mantido em cárcere privado e torturado na reserva ao tentar buscar pelo jovem, no dia do crime.

Em 2 de agosto, uma operação conjunta da Polícia Federal, Brigada Militar e Exército cumpriu 14 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão, que resultaram na prisão de quatro indígenas na Reserva do Votouro.

Os crimes investigados na Operação Terra Sem Lei foram homicídio, tentativa de homicídio, incêndio criminoso, rixa qualificada, organização criminosa, cárcere privado e tortura.
A operação contou com mais de 200 homens da Polícia Federal, da Brigada Militar e do Exército Brasileiro.