Busatto: Prefeitura de Porto Alegre decreta luto oficial por três dias

Economista sofria de câncer e permanecia internado no Hospital Moinhos de Vento

Ex-secretário Cézar Busatto morre aos 66 anos | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

O prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) decretou luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira, em sinal de pesar pelo falecimento do economista Cezar Busatto, ex-deputado estadual e ex-secretário do Rio Grande do Sul e do Município. Busatto morreu aos 66 anos, na madrugada desta segunda-feira, em Porto Alegre. O economista, que sofria de câncer, permanecia internado na área de oncologia do Hospital Moinhos de Vento. O velório ocorre na Assembleia Legislativa e a cremação é prevista para as 20h, no Crematório Metropolitano.

Cezar Busatto era auditor fiscal aposentado e professor universitário. Ocupou o cargo de secretário de Governo e adjunto da Fazenda na administração Pedro Simon (1987-90) e em 1994 se elegeu, pelo então PMDB, pela primeira vez, para um mandato na Assembleia Legislativa.

Depois exerceu mais dois mandatos como deputado estadual (em 1998 e 2002, esse último já pelo PPS. Atuou como secretário municipal de Coordenação política e governança local (2004), na primeira gestão do prefeito José Fogaça, e exerceu o cargo de secretário da Casa Civil estadual (2008) no governo Yeda Crusius. Em 2010, reassumiu a Secretaria de Coordenação Política e Governança Local da prefeitura da Capital. Licenciou-se do cargo em 2014.

Busatto deixa a mulher e dois filhos, um deles o atual secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto.