Após quatro jogos, reservas do Grêmio têm aproveitamento de G6 no Brasileirão

“Banguzinho” venceu duas, empatou uma e sofreu uma derrota em quatro partidas

Grupo reserva do Grêmio venceu duas, empatou uma e foi derrotado com um gol aos 45 minutos do segundo tempo | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

O time reserva do Grêmio disputou quatro jogos nas 18 rodadas do clube no Campeonato Brasileiro e tem um aproveitamento melhor do que o quinto colocado. O “Banguzinho”, como é conhecido historicamente, tem duas vitórias, um empate e uma derrota, com um aproveitamento de 58,33%. Atlético-MG e Palmeiras têm 55.6%.

O rendimento é bem próximo do conjunto de 14 partidas do time titular, que em poucas oportunidades usou a totalidade dos titulares. Na maioria, Renato Portaluppi escalou o time principal, poupando exclusivamente jogadores com problemas físicos ou suspensões. Nas 14 partidas dos titulares, o aproveitamento é de 61,90%.

A única derrota dos reservas no Brasileiro ocorreu contra o Botafogo e foi concretizada com um gol aos 47 minutos do segundo tempo. O texto do jogo no Correio do Povo começou desta forma: “O Tricolor saiu atrás, ainda buscou um empate e melhorou na segunda etapa. O time desentrosado, contudo, escancarou falhas e permitiu aos donos da casa marcarem 2 a 1 nos minutos finais”.

A fórmula para a melhora do rendimento da equipe reserva é o planejamento do departamento de futebol, que trouxe mais opções para o grupo e com alguns jogadores mais experientes. Além disso, o trabalho desenvolvido por Renato Portaluppi nos últimos anos sempre foi motivado pelas disputas entre os atletas da mesma posição e com o lema de “estar sempre pronto para ser usado, independente da competição”.

“Converso com os jogadores para saber das condições. Vou muito pelo resultado do CK (creatina quinase), que mostra o quanto por centro que o jogador tem de probabilidade para sofrer uma lesão. Analisamos, mas temos três competições e, desde 2016, usamos o planejamento. Não é garantia de ganhar campeonato. Não é bater o martelo e ter a segurança de vamos ganhar algum. A melhor forma é continuar com o mesmo planejamento. Quem muito quer, nada tem. O futebol é como a conta do condomínio. Uma hora ela chega. (…) Por isso, montamos um grupo grande e bom, pois sabemos que não vamos conseguir colocar a mesma equipe em campo”, revelou o técnico.

E a estratégia tem se mostrado positiva, já que a equipe ocupa a terceira colocação no Brasileiro – pode cair uma se o Inter vencer o Fluminense, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. Além disso, precisa vencer o Flamengo, pelas quartas de final, na Copa do Brasil, no Rio. E bater o Estudiantes, na Arena, pelas oitavas da Libertadores.

“O problema é o excesso de boas competições. Você tem que escolher. Não dá para ganhar as três, é impossível pelo cansaço. Pelo desgaste. O Grêmio vive mais em hotel e avião do que em terra treinando. Faz parte. Não só o Grêmio está poupando, pois todos sabem que não vão a lugar algum (sem poupar). O maior problema é o excesso de competições. Ótimas competições, mas todas ao mesmo tempo”

Com os 58,33% dos reservas e os 61,90% dos titulares, o aproveitamento gremista é de 61,10% e fechará a 18ª rodada entre os quatro primeiros. O Grêmio volta aos treinos às 15h30min no Centro de Treinamentos Luiz Carvalho.

• Confira os jogos do Grêmio no Brasileiro

14/04 – Cruzeiro 0x1 Grêmio – Titulares – vitória

22/04 – Grêmio 0x0 Atlético-PR – Titulares – empate

28/04 – Botafogo 2×1 Grêmio – Reservas – derrota

06/05 – Grêmio 5×1 Santos – Titulares – vitória

12/05 – Grêmio 0x0 Inter – Titulares – empate

21/05 – Paraná 0x0 Grêmio – Titulares – empate

27/05 – Ceará 0x1 Grêmio – Titulares – vitória

30/05 – Grêmio 0x0 Fluminense – Titulares – empate

03/06 – Bahia 0x2 Grêmio – Titulares – vitória

06/06 – Grêmio 0x2 Palmeiras – Titulares – derrota

10/06 – Grêmio 1×0 América-MG – Titulares – vitória

13/06 – Sport 0x0 Grêmio – Titulares – empate

18/07 – Grêmio 2×0 Atlético-MG – Titulares – vitória

22/07 – Vasco 1×0 Grêmio – Titulares – derrota

26/07 – Grêmio 2×1 São Paulo – Titulares – vitória

29/07 – Chapecoense 1×1 Grêmio – Reservas – empate

04/08 – Grêmio 2×0 Flamengo – Reservas – vitória

12/08 – Grêmio 4×0 Vitória – Reservas – vitória