Idosos do Asilo Padre Cacique recebem carinho e visitas especiais neste Dia dos Pais

Cerca de 40% dos moradores do local foram abandonados pelas famílias

Pela manhã, grupo foi ao local tocar violão para os moradores | Foto: Guilherme Almeida

O Dia dos Pais está sendo marcado pela emoção e alegria no Asilo Padre Cacique, situado há 120 anos na avenida Padre Cacique, em Porto Alegre. A instituição abriga 150 idosos, em sua maioria na faixa etária entre 75 e 80 anos. Desse total, 60 são homens que homenageados com refeições especiais e presentes ao longo deste domingo. Um grupo de jovens do Rotary Clube de Porto Alegre Cidade Baixa compareceu bem cedo ao local para tocar algumas canções durante o café da manhã e distribuir também um par de meias de lã para cada velhinho. A instituição, que conta com a ajuda de 130 voluntários por mês, precisa permanentemente do apoio da comunidade, sobretudo recursos financeiros. No site da instituição consta inclusive as contas bancárias para o recebimento de doação em valores.

Responsável pela área de recreação, o monitor Maicon Fin lembra que cerca de 40% dos 150 idosos foram abandonados totalmente pelos próprios familiares. As atividades no Dia dos Pais visaram “alegrar um pouquinho principalmente aqueles que são pais e não recebem a visita da família”. Segundo ele, a ideia é deixar “uma clima um pouco mais agradável” nesta data. “Tem alguns com certeza que às vezes não demonstram um choro, mas por dentro está doendo o coração por falta do filho ou filha ou de algum parente para visitá-los. É bem triste. Infelizmente é a realidade aqui no asilo. Os funcionários e voluntários acabam sendo a família para eles”, afirma. A expectativa nesta data apareçam também visitantes para dar carinho e atenção aos velhinhos nem que seja por um breve período de tempo.

Maicon Fin destaca as refeições especiais preparadas para o Dia dos Pais no Asilo Padre Cacique. No início da manhã, teve café com leite, sanduíche e banana, sendo que todos acordaram por volta das 6h. Já no almoço será servido sopa de capeletti, arroz, feijão, carne de vazio na panela, couve no ovo, macarronada com molho, alface, salada de batata, pudim de leite condensado e refrigerante. No café da tarde haverá café com leite, pão com geleia ou margarina. Já a janta será composta por creme de legumes, café com leite, pão de sanduíche com margarina ou moela com batata e arroz. Antes dos idosos dormirem, entre 20h30h e 21h, um café com leite e biscoito encerrará o Dia dos Pais.