Frio intenso eleva procura por albergues em Porto Alegre

Albergue Municipal registrou ocupação plena das 150 vagas

O frio intenso na noite desta sexta-feira, em Porto Alegre, levou dezenas de moradores de rua a procurarem refúgio em albergues. Projetando maior demanda pelos locais de acolhimento, a Prefeitura lançou a Operação Inverno e ampliou a cobertura em mais 90 vagas, totalizando 445. A iniciativa fica em vigor de junho a setembro. Num trajeto de uma hora pelas principais vias da Cidade Baixa, Floresta, Azenha e do Centro Histórico, o que se percebe é um número menor de sem-tetos pelas ruas da cidade.

Em função das baixas temperaturas, os albergues oferecem serviço de acolhimento das 19h às 7h – com atendimento às necessidades básicas. Localizado na rua Comendador Azevedo, no bairro Floresta, o Albergue Municipal registrou ocupação total das 150 vagas. Cinco pessoas optaram por permanecer fora da instituição.

Até 23h30min, o albergue Dias da Cruz, na avenida Azenha, ainda oferecia 33 vagas para mulheres. No local, não havia filas do lado de fora da instituição, uma das mais bem estruturadas da cidade. No albergue Felipe Diehl, no bairro Navegantes, a situação também era tranquila. Até o fim da noite, havia 47 vagas: 20 para homens e 27 para mulheres. No Centro Histórico, no entanto, a cena era conhecida da população.

Mesmo em menor número do que em dias de calor, a região ainda concentra a maior parte dos moradores de rua. Na Praça Marechal Deodoro, em frente à Assembleia, dois sem-teto dormiam em bancos em frente ao Palácio Piratini. No Palácio da Justiça, havia sete debaixo da marquise. Na Assembleia Legislativa, cinco pessoas dividiam um espaço.

Onde buscar abrigo:

Albergue Municipal – Rua Comendador Azevedo, 270 – Floresta

Vagas: 150

Horário: 19h às 7h

Albergue Felipe Diehl – Praça Navegantes, 41 – Navegantes

Vagas: 205

Horário: 19h às 7h

Albergue Dias da Cruz – Av. Azenha, 366 – Azenha

Vagas: 90

Horário: 19h às 7h