Com 70% das escolas afetadas, Simpa protesta em apoio a terceirizadas com salário atrasado

Ato iniciou em frente ao Paço Municipal e terminou na Secretaria Municipal de Educação

Em greve há 11 dias, integrantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) realizaram, hoje, mais um ato em frente ao Paço Municipal. Em seguida, fizeram caminhada pelo Centro até a Secretaria Municipal de Educação, o que bloqueou o cruzamento entre as ruas dos Andradas e a Bento Martins. Segundo os municipários, a mobilização prestou apoio a trabalhadores de empresas terceirizadas, com salários em atraso. Com a adesão desses funcionários à paralisação, 70% das escolas da rede municipal tiveram algum tipo de prejuízo, nesta sexta-feira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, das 99 escolas da rede própria municipal, em 26 o funcionamento é normal e em 55, parcial (14 infantis e 41 de fundamental). Quinze unidades informaram à Secretaria estarem sem aulas, sendo três por conta da greve e 12 por conta da paralisação da terceirizada. Com três, a Pasta não havia conseguido contato até o fim da manhã. Já a rede pública comunitária, responsável pelo atendimento de 20,5 mil alunos em Educação Infantil e também em Ensino Fundamental, seguia operando de maneira plena.

Sobre o atraso no pagamento à terceirizada, a situação ocorre pelo cronograma estabelecido pelo Tesouro Municipal, tendo em vista o parcelamento dos salários dos servidores e as dificuldades do fluxo de caixa. Pelo contrato, a empresa Multiclean deve garantir o serviço de limpeza e merenda nas escolas mesmo com atrasos eventuais de pagamento. Por isso, a Smed informou estar acionando a prestadora. O pagamento é previsto para 13 de agosto e, até lá, a Pasta orienta as escolas a tomarem as medidas necessárias para mitigarem os efeitos de eventual falta do serviço de cozinha.