Prefeito de Braga é afastado do cargo por suspeita de corrupção

Ministério Público executou ordem judicial, que vale por 180 dias

Prefeitura foi alvo de mandados de busca e apreensão. Foto: Divulgação/MP

O prefeito da cidade Braga, no Noroeste do Estado, vai ficar 180 dias afastado do cargo por suspeita de envolvimento com crimes de corrupção. A suspensão do exercício do mandato decorre de ordem judicial executada pela Procuradoria de Prefeitos e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Carlos Alberto Vigne, conhecido como Nei do Pata, do PDT, é suspeito de ter pedido vantagens financeiras indevidas a empresários envolvidos em supostas fraudes em licitações.

Conforme as investigações, houve direcionamento de edital de licitação para a contratação de empresa para a construção da rede coletora de esgoto de Braga. A concorrência, ocorrida em dezembro de 2017, ainda não é considerada finalizada.

Além do afastamento do prefeito, também foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Braga, Porto Alegre, Ijuí e São Leopoldo. As apreensões ocorreram, entre outros locais, na Superintendência de Licitações e Contratos e Superintendência Jurídica da Corsan, na Capital, na sede das construtoras envolvidas e em um escritório de contabilidade.

Os empresários foram presos preventivamente em fevereiro pela Operação Água, realizada pelo Gaeco.