Lava Jato denuncia Palocci e Mantega por lavagem de dinheiro

De acordo com o MPF, três ex-diretores da empresa ofereceram vantagens ilícitas aos ex-ministros para ajudarem na edição de uma MP de interesse da empreiteira

São Paulo - Fachada da construtora Odebrecht em São Paulo.

A força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato apresentou hoje à Justiça denúncia contra os ex-ministros da Fazenda Antônio Palocci e Guido Mantega pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Também foram denunciados executivos da empreiteira Odebrecht e os publicitários Mônica Moura e João Santana.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), três ex-diretores da empresa ofereceram vantagens ilícitas aos ex-ministros para ajudarem na edição de uma medida provisória de interesse da empreiteira. Segundo a investigação, foram disponibilizados R$ 50 milhões em uma conta do setor de propinas da empresa, que ficou à disposição dos acusados na denúncia. Parte do valor, segundo a força-tarefa, ficou com os publicitários para ser usada na campanha eleitoral de 2014.

“Durante as investigações ficou comprovado que, ao longo dos anos de 2008 e 2010, houve intensa negociação entre Marcelo Odebrecht e, sucessivamente, Antônio Palocci e Guido Mantega, para a edição de medida provisória que beneficiasse as empresas do grupo Odebrecht e permitisse a solução de questões tributárias do grupo. O objetivo da manobra legislativa era permitir o pagamento parcelado de tributos federais devidos, com redução de multa, bem como sua compensação com prejuízos fiscais”, detalha o MPF.