Hospital Regional de Santa Maria divulga primeiros dados

O Ambulatório de Doenças Crônicas da instituição realizou 907 consultas

O atendimento no ambulatório começou em julho | Foto: Renato Oliveira / Especial / CP

O Ambulatório de Doenças Crônicas do Hospital Regional de Santa Maria realizou 907 consultas e atendeu 154 pacientes desde 9 de julho, quando a unidade entrou em funcionamento. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira pelo secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, em visita às dependências do estabelecimento. Ele esteve no local acompanhado do prefeito Jorge Pozzobom e do titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Roberto Shorn.

Os atendimentos foram nas áreas de Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. Também foram feitos 53 exames. Conforme o secretário, a segunda etapa de implantação do complexo deve estar concluída entre 60 e 90 dias, quando entram em funcionamento o ambulatório de reabilitação e a unidade de cuidados prolongados. Disse ainda que, em breve, devem ser instalados equipamentos para diagnósticos, como ecodopler e ergometria. A previsão é de que em 20 meses todas as unidades do complexo estejam instaladas.

O diretor administrativo do Hospital Regional, Elvis Prestes, informou que todos os profissionais estão passando por cursos de capacitação. O estabelecimento foi projetado para ter 270 leitos e atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços destinam-se a pacientes dos 32 municípios da área de abrangência. A construção foi concluída em setembro de 2006.