Facebook vai exigir autorização especial para páginas de grande audiência

Exigência vai ser implementada inicialmente nos Estados Unidos e deve, depois, ser expandida para outros países

Facebook

O Facebook anunciou hoje um sistema novo de autorização para os responsáveis por páginas de grande audiência. A novidade é parte de medidas adotadas pela plataforma nos últimos meses com o intuito de dar resposta às críticas pela difusão de desinformação e multiplicação de discurso de ódio no interior da rede.

A exigência vai ser implementada inicialmente nos Estados Unidos e deve, depois, ser expandida para outros países. Mas não há previsão de quando ela passa a valer no Brasil. O objetivo é tornar “mais difícil para que contas falsas possam administrar uma página”, explicou a empresa em comunicado anunciando as ferramentas.

Para seguir publicando, os responsáveis pelas páginas terão de fazer um tipo de acesso mais seguro denominado “autenticação de dois fatores”. Além disso, a pessoa deve confirmar o local de residência dela.

Informações
Outra medida anunciada é a inclusão de mais dados sobre as páginas na seção “Informações e Anúncios”, como a data de criação, a possível mescla entre uma e outra, o país de origem e quem gerencia. O mecanismo é uma resposta às acusações que o Facebook permitiu a suposta atuação de pessoas e organizações russas no debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016.