Em uma semana, menos de 6% das crianças se vacinaram contra pólio e sarampo na Capital

Dia D de mobilização nacional ocorre em 18 de agosto

Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

A primeira semana de vacinação contra sarampo e poliomielite em Porto Alegre termina com cobertura de menos de 6% do público alvo. Contra a poliomielite foram vacinados 5,8% (3.791 crianças) da população alvo. Já em relação à vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, o percentual de crianças vacinadas é de 5,7% (3.741). Os dados preliminares do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) foram registrados até as 12h desta sexta-feira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar em Porto Alegre pelo menos 95% das 65.181 crianças na faixa etária que vai de 1 ano a 5 anos incompletos. O Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) considera que os números ficaram abaixo do esperado na primeira semana da campanha, que prossegue até 31 de agosto.

“A vacinação protege de forma individual e também coletiva, pois quanto maior a cobertura vacinal, menor é o número de pessoas suscetíveis às infecções”, explica o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim.

Na Capital, as vacinas podem ser encontradas em 127 salas, que atendem dentro do horário de funcionamento das unidades de saúde e serviços da SMS, sempre de segunda a sexta. Nas USs, o horário é das 8h às 17h, exceto no Centro de Saúde Modelo, na US São Carlos e na US Tristeza, com horário estendido até as 22h. Na Clínica de Saúde da Família da Restinga, a vacinação pode ser feita das 8h às 20h.

Dia D

O Dia D de mobilização nacional está marcado para o sábado de 18 de agosto, com passe livre nas linhas de ônibus de Porto Alegre. Cerca de 36 mil postos de saúde estarão abertos em todo o Brasil. No total, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas até o fim do mês.