Brasil comemora aprovação de Bachelet para as Nações Unidas

Ex-presidente assume como Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos em 1º de setembro

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O governo do Brasil comemorou a aprovação da ex-presidente do Chile Michelle Bachelet como Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, confirmada nesta sexta-feira. A  Assembleia Geral da ONU aprovou o nome dela por aclamação. Bachelet assume o cargo em 1º de setembro.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores destacou a capacidade e a história de defesa dos direitos humanos da ex-presidente chilena e colocou-se à disposição para contribuir.

Duas vezes presidente do Chile, Michelle Bachelet marcou a gestão pelas causas sociais e defesa dos direitos humanos, além de ter uma história ligada à luta pela democracia. Filha de um militar que se opôs à deposição do presidente Salvador Allende, assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet, Bachelet sofreu prisão e tortura em 75, antes de ser exilada, primeiro na Austrália e depois na antiga Alemanha oriental.

Após deixar o governo, a chilena se tornou a primeira diretora-executiva da ONU Mulheres. Atualmente, lidera uma aliança internacional para a saúde materna e infantil. Pediatra, Bachelet também sempre mostrou preocupação com a saúde pública.