Centrais sindicais fazem atos e paralisações nesta sexta

Há previsão de atos em Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Passo Fundo, Santa Maria, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Cruz, Vacaria, Osório e São Lourenço

Foto: Jéssica Moraes/Rádio Guaíba

Centrais sindicais programaram para esta sexta-feira mobilizações e paralisações, em todo o Brasil, contra políticas implementadas pelo governo de Michel Temer (MDB). A movimentação no Rio Grande do Sul também ganha apoio de movimentos sociais e prevê atos em pelo menos 11 cidades. O protesto, chamado de Dia do Basta, sustenta a existência de um cenário de “desemprego, retirada de direitos, aumento do gás de cozinha e combustíveis, privatizações e entrega da soberania nacional”.

Há previsão de paralisação parcial em empresas e manifestações em Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Passo Fundo, Santa Maria, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Vacaria, Osório e São Lourenço do Sul.

Na Capital, a concentração ocorre, a partir das 8h30min, em frente à sede da Fecomércio na avenida Alberto Bins. Os manifestantes saem em caminhada até a Praça da Matriz, na Duque de Caxias, onde, às 10h, promovem um ato contra o governo estadual, acusado de políticas de “desmonte” e “ataque aos servidores e ao serviço público”. Mais tarde, no Foro Trabalhista, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), promove ato em defesa dos direitos sociais e da Justiça do Trabalho.