Temer, Maia e Eunício vão à posse de presidente do Paraguai; Cármen assume

É a quinta vez que a presidente do Supremo Tribunal Federal toma o comando interino do governo

Cármen Lúcia assume Presidência da República após viagem de Temer e Maia | Foto: Alan Santos / PR / CP

O presidente Michel Temer vai ao Paraguai na próxima quinta-feira, acompanhado dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, onde participa da cerimônia de posse do novo dirigente do país, Mario Abdo Benítez. Temer convidou os presidentes das duas Casas para acompanhá-lo e a previsão é que embarquem juntos no mesmo voo.

Pela quinta vez, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, vai assumir interinamente o comando do país.

Nas últimas vezes que Temer deixou o Brasil para viagens oficiais, Maia e Eunício também tiveram de se ausentar. Com a legislação atual, os dois parlamentares devem deixar o Brasil para não assumirem a Presidência na ausência do titular e, com isso, se tornarem inelegíveis para as eleições de outubro, por estarem descumprindo o prazo de desincompatibilização.

Assim que se elegeu, Benítez veio ao Brasil e conversou com Temer sobre a construção de pontes entre os dois países e a cooperação para o combate ao crime organizado, narcotráfico e lavagem de dinheiro.

As eleições no Paraguai ocorreram em 22 de abril, quando Mario Abdo obteve 46,49% dos votos, e o segundo colocado, Efraín Alegre, conquistou 42,73%.