E se Luan jogar na frente?

Grêmio apresenta problemas preocupantes e a solução pode estar numa volta ao passado recente

O Grêmio tem três centroavantes: André parece ainda não ter desembarcado em Porto Alegre, Jael já provou ser absolutamente insuficiente e Hernane, ao que consta, consegue treinar pior do que os outros dois. Mas se atirar de uma ponte, de um prédio ou de um precipício não são as únicas opções.

A pergunta é: por que Luan não pode voltar a ser falso 9?

Não seria algo inédito. Luan era o falso 9 no envolvente time campeão da Copa do Brasil, em 2016. A referia equipe tinha Douglas como peça-chave no meio-campo, mas vale lembrar que o veterano “pifador” está longe da forma física ideal. A ideia que sugiro para agora visa resolver alguns dos mais importantes problemas do Grêmio nos últimos jogos.

O CENTROAVANTE

André não chegou em Porto Alegre. Pelo menos não até agora. Tem qualidades, é bom jogador, mas até agora suas enumeradas qualidades não passam de mera teoria. Na prática, nada, assim como o esforçado Jael. O torcedor aplaude sua bravura, sua determinação, mas a verdade é que tecnicamente o “Cruel” é ainda pior que o primeiro.

POUCA MARCAÇÃO NO MEIO

Abrindo o meio-campo com Maicon e Cícero, o Grêmio deixa claro que vai propor jogo, que terá recursos técnicos e bom passe, mas a intensidade de marcação fica preocupante. Não é raro os adversários encontrarem espaço por conta do pouco poder de destruição da dupla. Jaílson, nesta ideia, se posicionaria atrás deles. Entendo que o ideal seria Michel, mas para isso ele precisa passar menos tempo no Departamento Médico.

LATERAL ESQUERDA

Não sei qual mosquito picou Renato, mas certamente a inversão na ordem entre Bruno Cortêz e Marcelo Oliveira tem alguma explicação diferente de “porque eu quis”, como disse o técnico na entrevista depois da derrota em Quilmes. Se Renato “apenas quis”, devo dizer que “quis errado”. Justificando com a mesma birra, “porque sim”. Bruno Cortêz e Marcelo Oliveira são, hoje, incomparáveis.

Entendo que Renato é qualificado o suficiente para perceber que o time não está bem. A instabilidade faz parte, mas agosto é um mês onde os deslizes podem ser imperdoáveis. É preciso acertar o time trocando peças, se preciso for. E no momento, André e Jael não estão ajudando. É hora e adiantar Luan, reforçar o meio-campo e trabalhar para deixar o time sólido e envolvente outra vez.