Presídio Estadual de Alegrete passa por inspeção após briga generalizada

Conflito resultou em três homens baleados, nessa segunda-feira

Agentes penitenciários do Grupo de Ações Especiais (Gaes) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e policiais militares promoveram uma inspeção minuciosa no Presídio Estadual de Alegrete, a partir das 6h desta terça-feira. A casa prisional havia sido palco, na tarde dessa segunda-feira, de uma briga generalizada durante o horário de lazer.

O conflito resultou em três detentos baleados, um deles identificado pelo apelido de Preto, de 32 anos, encaminhado com três disparos à Santa Casa. Os outros dois – com 22 e 39 anos – foram baleados nas pernas.

De acordo com investigações iniciais, o primeiro disparo partiu de uma arma em poder de Preto. Os agentes ainda não identificaram o alvo, que revidou. Os outros dois foram vítimas de bala perdida e não tiveram envolvimento com a confusão.

A revista ocorreu em toda a casa prisional, incluindo o telhado. Foram apreendidos um revólver calibre 32, 22 facas artesanais, seis pedaços de serra, além de 22 celulares, oito baterias e seis carregadores.

Os agentes ainda localizaram maconha e cocaína em algumas celas. A operação pente-fino começou sob tensão. Três presidiários, algemados, foram mantidos no interior de viaturas devido à necessidade de contenção.

Enquanto os agentes do Gaes faziam inspeção nas celas, os presos eram mantidos no pátio sob os cuidados de policiais militares da cidade. Na área externa, a Guarda Municipal bloqueou os acessos ao presídio. Durante a revista também foram encontradas garrafas com bebidas fabricadas artesanalmente. Apesar de ter informações da existência de duas armas em poder dos detentos, apenas uma acabou sendo encontrada.