Familiares pedem doações de sangue a Paixão Côrtes, internado na Capital

Folclorista recebe atendimento na CTI do Hospital Ernesto Dornelles

Familiares do folclorista e historiador Paixão Côrtes, de 91 anos, pedem doações de sangue, de qualquer tipo, depois que ele teve de se submeter a uma cirurgia no Hospital Ernesto Dorneles, em Porto Alegre. Côrtes permanece internado na CTI da casa de saúde desde 18 de julho, quando sofreu uma queda e fraturou o fêmur.

Doadores devem procurar o Laboratório Marques Pereira, que fica na rua Vasco da Gama 84, no bairro Bom Fim. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, e atende pelo telefone 3312.4894. É preciso informar o nome completo do paciente: João Carlos Paixão Côrtes, e indicar o Ernesto Dorneles para efetivar a doação.

Cinco anos atrás, Paixão Côrtes ficou cerca de quatro meses internado, na mesma casa de saúde, devido a um quadro de diverticulite.

Compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha, Côrtes é natural de Santana do Livramento. Junto com Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, fundou o Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG) no Rio Grande do Sul. Em 1948, fundou o CTG 35, em Porto Alegre. Em 1954, serviu de modelo para a estátua do Laçador, obra do escultor Antônio Caringi instalada na zona Norte da Capital e escolhida, em 1992, símbolo de Porto Alegre.