Temer considera inegociável fechamento de fronteira a venezuelanos

AGU afirmou que vai recorrer da decisão de juiz federal de Roraima

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Divulgação

O fechamento da fronteira para venezuelanos é “inegociável” para o presidente Michel Temer. A informação é do ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha. A pasta divulgou nota reagindo à decisão do juiz da 1ª Vara Federal de Roraima, que suspendeu a entrada de pessoas do país através da fronteira com o estado. A ordem judicial, de ontem, é elogiada pela governadora Suely Campos.

No comunicado, o ministério defendeu “a importância da garantia dos direitos humanos e o acesso aos serviços básicos para os estrangeiros”. O ministro Gustavo Rocha afirmou que está em contato com diversos órgãos – como Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Advocacia-Geral da União – para repassar informações sobre a situação da entrada de venezuelanos no país pela fronteira em Roraima.

A decisão do juiz federal Helder Barreto prevê o fechamento das fronteiras com a Venezuela para a entrada de cidadãos daquele país. Ele se pronunciou após o MDH, a AGU e o MPF terem informado a intenção de questionar na Justiça o Decreto Estadual 25.681, que estabeleceu regras mais rígidas no controle de entrada de venezuelanos e no acesso a serviços públicos pelos imigrantes.

A AGU afirmou que vai recorrer da decisão do juiz federal.

Leia mais:

AGU pede urgência em ação contra decreto de Roraima sobre venezuelanos