Expointer será lançada oficialmente nesta segunda-feira

Evento está marcado para as 14h, na Casa de Música da Ospa, e contará com apresentações culturais

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

A 41ª edição da Expointer será lançada oficialmente nesta segunda-feira, às 14h, com diversas atrações culturais. O evento será na Casa de Música da Ospa, no Centro Administrativo do Estado. Entre as apresentações estão Renato Borghetti e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Elton Saldanha e banda. O poeta Luiz Coronel recitará ainda um poema em alusão ao evento e ao slogan “Nossa Gente, Nossa Força”, tema adotado para destacar as etnias e a produção agrícola. A Expointer ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

“O objetivo é chamar a atenção para um evento que é econômico, esportivo, cultural e que representa diversos setores da economia”, explica o secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein, citando os segmentos de máquinas, pecuária, artesanato e agricultura familiar. Segundo ele, a expectativa é de bons negócios na feira deste ano, tendo em vista a previsão de crédito disponível e a renovação frequente na indústria de máquinas e na genética animal.

Novo pavilhão da agricultura familiar

Maior evento agropecuário a céu aberto da América Latina terá novo pavilhão da agricultura familiar, que ampliará a área em 3,5 mil metros quadrados. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, copromotora da Expointer, foram registradas 283 inscrições das agroindústrias, superando as 201 registradas em 2017.

Maiores atrações da feira, os animais contarão com readequação de estrutura nos lavatórios de gado leiteiro e de corte, com instalação de cobertura. Outra novidade é o retorno das aves, que ficaram de fora da edição de 2017 devido aos riscos da influenza aviária (gripe) e agora trarão aumento do número de animais inscritos em 32% em relação ao ano passado. Com isso, o total será de 4.247 exemplares das mais variadas raças.

Serviço

Ingressos: entrada inteira custará R$ 13, sendo que estudantes e idosos pagam R$ 6

Estacionamento: o número de vagas de estacionamento na área foi ampliado: serão mais 2 mil vagas com calçamento, ampliando a capacidade do parque para 12 mil carros.