Com incremento da Agricultura Familiar e animais em exposição, 41ª Expointer é lançada na Capital

Evento ocorre em 2018 entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, tendo como tema o slogan "Nossa Gente, Nossa Força"

Parque de exposições Assis Brasil, em Esteio | Foto: divulgação/Governo do Estado

A 41ª edição da Expointer teve lançamento oficial, na tarde desta segunda-feira, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. O evento ocorre em 2018 entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, tendo como tema o slogan “Nossa Gente, Nossa Força”. A solenidade de abertura ocorreu na Casa de Música da Ospa e contou com apresentação da música oficial do evento, composta por Elton Saldanha e banda.

O poeta Luiz Coronel também apresentou recital com composição acerca da Expointer, seguido de discursos das autoridades e apresentação de Renato Borghetti juntamente com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, atividade que encerrou a solenidade.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Odacir Klein, a Expointer 2018 já abre marcada pelo aumento de animais em exposição e também pela ampliação do espaço destinado à Agricultura Familiar. “A Expointer começou como um evento apenas de pecuária, mas hoje ela vai muito além”, explicou o secretário.

Menina dos olhos desta edição, o novo pavilhão da Agricultura Familiar teve a área ampliada em 3,5 mil m² em relação a anos anteriores. Até agora, foram registradas 283 inscrições, superando as 201 registradas em 2017. Os animais também terão espaços melhorados, com readequação de estrutura nos lavatórios de gado leiteiro e de corte, com instalação de cobertura. Outra novidade é o retorno das aves, que ficaram de fora da edição de 2017 devido aos riscos da influenza aviária (gripe).

Em virtude desses fatores, houve aumento do número de animais inscritos, em 32% no comparativo com o ano passado, totalizando 4.247 exemplares. Questionado sobre as cifras aguardadas para a feira, Klein afirmou que a feira vai ser maior, por uma série de fatores, mas que “os números não são uma preocupação imediata”, em alusão à importância da Expointer para além dos lucros imediatos que o evento proporciona.

O valor do ingresso se mantém o mesmo do ano passado: R$ 13 inteira e R$ 6 para idosos e estudantes.