Acordo define apoio do PCdoB a Rossetto, com Abigail disputando Senado

Ex-deputada estadual Ana Afonso (PT) permanece como vice na chapa

Abigail, Ana Afonso e Rossetto formarão chapa composta, também, pelo senador Paim. Foto: Fabiano do Amaral/CP

A ex-secretária do Turismo Abigail Pereira (PCdoB) confirmou, na noite desta segunda-feira, ter desistido da candidatura a governadora para apoiar o Partido dos Trabalhadores (PT-RS) em 2018. O acordo entre as duas legendas prevê que ela se candidate a senadora, ao lado do petista Paulo Paim, que vai buscar a reeleição.

“Quero ser a senadora de todos os gaúchos, mas em especial das mulheres gaúchas que compõem a parcela da população que sente os impactos da desestruturação dos serviços públicos fundamentais de segurança, saúde e educação. Juntos, Rossetto, Ana Afonso, Paim e eu iremos apontar um caminho que reconduza o Estado ao desenvolvimento”, discursou, durante o ato que oficializou a aliança.

Com isso, Rossetto mantém a ex-deputada estadual Ana Afonso (PT) como vice na chapa que disputa o Piratini. Já a secretária de Políticas Sociais da CUT-RS e coordenadora-geral da Fetraf-RS Cleonice Back (PCdoB), que era a candidata a vice na chapa de Abigail, passa a concorrer como como suplente de Paim.

A composição decorre da definição nacional, que deve colocar a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice na chapa que vai disputar a Presidência tendo o ex-presidente Lula (PT) como candidato e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) como potencial substituto.