PSDB oficializa Eduardo Leite para disputar o governo do Estado

Delegado Ranolfe PTB) é o candidato a vice-governador da coligação que reúne sete partidos

Foto: Eduardo Beleske

O ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, foi confirmado candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSDB. A convenção da sigla aconteceu neste domingo, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. A chapa encabeçada pelo tucano tem Ranolfo Vieira Jr. (PTB), conhecido como Delegado Ranolfo, como candidato a vice-governador.

Na fala de oficialização da candidatura, Leite disse que pretende lutar por uma máquina pública menos burocratizada e que vai investir em educação e segurança. “Se a gente quer ser um Estado de futuro, gerando emprego, a educação tem que ser de qualidade. Mas educação de qualidade não é só despejar mais recursos. É ter investimento, revisão de processos e muita sintonia com os novos tempos. É preciso garantir qualificação de mão de obra, que também é determinante para que um Estado se desenvolva. Porque se tiver estrada, se tiver burocracia razoável, se tiver carga tributária dentro do limite, mas não tiver gente qualificada, o Estado não se desenvolve. E finalmente, a gente precisa de segurança: chega da violência crescente e do crime organizado tomando conta”, discursou o tucano.

Além do PSDB e PTB, também fazem parte da coligação PP, PHS, PPS, Rede e PRB. No total, sete legendas apoiam o tucano. Para o Senado, apesar das tratativas dos últimos dias para que apenas Luís Carlos Heinze (PP) seja o candidato único da coligação, o PPS ainda mantém Mário Bernd na disputa, como já havia sido acertado no mês de junho. A assessoria de Eduardo Leite informou que os partidos ainda estão conversando sobre o tema.

No encontro do PSDB, o presidente estadual do Partido Progressista, Celso Bernardi, elogiou Heinze, que deixou a candidatura ao governo do Estado para concorrer ao Senado, após Ana Amélia decidir ser candidata a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin.