Campanha do Procon e Sindióptica alerta para risco do uso de óculos falsificados

Objetivo é conscientizar o consumidor a não comprar produtos sem procedência

Campanha do Procon e Sindióptica. Foto: Divulgação Procon POA

Para alertar a população sobre os riscos do uso de óculos falsos, o Procon Porto Alegre e o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematrográfico do RS (Sindióptica) lançarão nesta segunda-feira, às 8h30, a campanha “Saúde dos Olhos”. O objetivo é conscientizar o consumidor a não comprar produtos sem procedência, pois, além de prejudicar a saúde, financia o crime organizado, a evasão de divisas e crimes financeiros.

A campanha trará anúncios nas mídias digitais, em estabelecimentos comerciais e também em busdoors na frota de coletivos pela Capital. Em uma primeira etapa, serão adesivados 95 ônibus na parte traseira. Cartazes para alertar os consumidores estarão fixados em lojas e estabelecimentos ópticos, bem como repartições públicas municipais.

Os óculos estão em quinto lugar entre os produtos mais comercializados ilegalmente em Porto Alegre, com 62% para venda de óculos de sol, movimentando volumes não contabilizados pela Receita Federal, tipificado também como contrabando. A diretora executiva do Procon, Sophia Martini Vial, salienta que a população também é responsável por não incentivar a pirataria.”Também faz parte das relações de consumo saudável que o consumidor assuma a responsabilidade por não adquirir produtos falsificados. No caso dos óculos, a questão é de saúde, o que deve ser informado à população como está sendo feito nesta campanha”.

Para o presidente do Sindióptica RS, André Roncatto, a divulgação da campanha neste momento é fundamental para alertar a população com caráter de prevenção e saúde pública. “A crescente comercialização de lentes, armações e óculos falsificados já atinge níveis alarmantes. Neste momento, é preciso conscientizar o consumidor que óculos falsificados podem causar riscos cumulativos e irreversíveis, podendo levar até a cegueira”, destaca.

Riscos à saúde

O uso de óculos falsificados expõe a saúde dos olhos a diversos riscos. No caso dos óculos de sol, além de não protegerem os olhos contra os raios ultravioletas, as lentes fazem com que as pupilas fiquem dilatadas como acontecem no ambiente escuro, o que potencializa os efeitos nocivos da radiação nos olhos, tais como a queima de retina, desenvolvimento de pterígio, degeneração macular, além de estimular a catarata precoce.

Óculos de grau falsos com lentes igualmente irregulares, que apresentam variações de graus e eixos, podem gerar prismas e alterações visuais que levam a lesões, dores de cabeça e náuseas. Desta forma, em vez de corrigir a visão, estas lentes prejudicam a saúde visual.