Assembleias do Orçamento Participativo 2018 terminam na segunda em Porto Alegre

O OP de Porto Alegre completou 29 anos em 2018

Porto Alegre vista do alto. Foto: Stephany Sander / Especial CP

As Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2018, abertas desde 2 de julho, encerram na próxima segunda-feira. Até agora, foram percorridas 17 regiões de Porto Alegre, em 23 encontros. Neste sábado, às 15h, acontece a plenária da Região Nordeste, na Escola Municipal Deputado Victor Issler, no bairro Mário Quintana, a penúltima desse ano.

Nesta segunda, data em que encerram as assembleias deste ano, está previsto também o lançamento oficial da plataforma digital do OP e do novo site do projeto. O evento acontece às 19h deste dia 6, juntamente com a última plenária de 2018, agendada para a região Eixo-Baltazar, no Centro Humanístico Vida, no Passo das Pedras. No evento, será aberta consulta pública referente ao Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre.

O lançamento da plataforma digital tem como objetivo aprimorar a participação popular e o dar mais aproveitamento aos recursos para atendimento ao cidadão. A plataforma digital funcionará concomitantemente com as reuniões presenciais já tradicionais do OP. O software utilizado é baseado no “Decide Madri”, adotado na capital da Espanha, através de parceria com os europeus.

Conforme o secretário adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle, “a ideia é inovar e passar para Madri todo o nosso conhecimento e experiência, acumulada ao longo desses 29 anos de história, a fim de que eles consigam implementar o OP presencial lá também. Em contrapartida, Madri dividirá conosco seu conhecimento na plataforma on-line e nos disponibilizou, gratuitamente, o software chamado Consul para construirmos o nosso OP Digital”.

O OP de Porto Alegre completou 29 anos em 2018 e busca contar com a opinião da comunidade nos assuntos de seu interesse, com o objetivo de democratizar a gestão pública municipal.