DEM, PSL e Pros abrem mão de candidato a governador se Heinze não concorrer

Para Onyx, Ana Amélia está enganada ao pensar que prejudicou candidatura de Bolsonaro a presidente

Democratas, PSL e Pros reafirmam apoio a Heinze (PP), caso ele opte pela manutenção da candidatura ao Piratini. Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

Os três partidos políticos que já haviam confirmado o apoio à candidatura a governador de Luis Carlos Heinze (PP) se manifestaram, no fim da tarde desta sexta-feira, sobre a mudança no rumo das disputas à presidência da República e ao Palácio Piratini. Antes da decisão final de Heinze, o deputado federal Onyx Lorenzoni disse que Democratas, PSL e Pros se dispõem a seguir apoiando o candidato progressista a governador, “a não ser que ele tome uma outra decisão”. Em caso contrário, não terão candidato a governador.

Os representantes das três siglas conversaram com os jornalistas após reunião na sede do Democratas, em Porto Alegre. Os líderes partidários fizeram uma forte crítica à senadora Ana Amélia Lemos, que desistiu da candidatura à reeleição para ser vice da chapa encabeçada por Geraldo Alckmin (PSDB).

“O movimento de ontem, feito pela senadora Ana Amélia Lemos, aparentemente teve duas grandes vitórias, que eu considero vitórias de pirro e o tempo irá provar. A primeira: ela pensa ter terminado com a candidatura do colega de partido dela, deputado Luis Carlos Heinze, a governador. Segundo, ela imaginava que destruiria o palanque de Jair Bolsonaro, fortalecendo o de Geraldo Alckmin. Então, é um ledo engano da senadora, que nunca aceitou a candidatura de Heinze”, afirmou Lorenzoni.

O presidente do Democratas lembrou, ainda, da derrota da senadora em 2014, quando ela concorreu a governadora e, apesar de liderar as pesquisas eleitorais até dias antes da eleição, acabou em terceiro lugar. “Há quatro anos, o Rio Grande deu um forte recado à senadora. E acredito que ela vai receber, de novo, um recado muito forte da sociedade gaúcha”, disse o deputado.

Durante a manhã, articuladores do MDB e do PSDB buscaram conseguir o apoio do bloco, mas os três partidos asseguraram que único apoio que darão na disputa ao Piratini é se Heinze concorrer. Em caso contrário, Carmen Flores (PSL) vai ser a única concorrente a cargo majoritário da coligação. “Isso dará condições de que Jair Bolsonaro tenha representação no Rio Grande do Sul. Nós vamos andar em cada cidade do Estado defendendo o nome dele”, explicou Lorenzoni.

Os três partidos confirmaram que estarão coligados para a disputa à Câmara Federal. Quanto à coligação à Assembleia Legislativa e aos suplentes de Carmen Flores, as informações devem ser divulgadas até domingo, prazo final dado pela justiça eleitoral para que os partidos definam os nomes.

Assista ao vídeo com a confirmação da candidatura de Carmen Flores ao Senado: