Marinha dá por encerradas buscas a piloto de Ijuí desaparecido no litoral catarinense

Baixa probabilidade de localização e temperatura da água foram determinantes para a medida

Imagem: Destroços da fuselagem de avião que caiu são encontrados em Itapema | Divulgação Arquivo Pessoal

A Marinha do Brasil encerrou, nesta quinta-feira, as buscas pelo piloto José Ubirajara Moreira da Silva, de 68 anos, morador de Ijuí, que desapareceu, na última sexta-feira, após a queda de um avião de pequeno porte no litoral catarinense. Por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, a Marinha esclarece que os trabalhos foram cancelados com base nos critérios internacionais indicando “baixa probabilidade de localização em função do tempo decorrido e temperatura da água”.

Durante os trabalhos de busca, foram encontrados destroços da fuselagem na praia de Itapema. No sábado, uma mochila com pertences do piloto também chegou a ser localizada. Embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí e do Corpo de Bombeiros, além de helicópteros e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), vasculharam a costa na altura de Balneário Camboriú.

O piloto sumiu a bordo da “Aeronave Conquest”, nas proximidades do Morro do Macaco. No último contato realizado pela vítima com a torre de controle, o radar apontou o avião a nove quilômetros da costa catarinense.

Registros dão conta de que a aeronave saiu de Ijuí ainda em 1° julho e não tinha previsão de base fixa em Santa Catarina. Sozinho a bordo, Silva fazia um passeio, pousando em casas de amigos e familiares, e seguia até o Rio de Janeiro.