Santa Casa da Capital incorpora Hospital Dom João Becker, de Gravataí

Em contrapartida, cabe à Santa Casa prestar atendimento às Irmãs integrantes da SEC por 20 anos

Foto: Laira de Souza Sampaio / CP Memória

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre passa, amanhã, a manter e a administrar o Hospital Dom João Becker (HDJB), de Gravataí, na região Metropolitana. A entrega simbólica das chaves ocorreu hoje. A casa de saúde vai seguir atendendo usuários do Sistema Único de Saúde, de convênios e particulares.

A Sociedade de Educação e Caridade (SEC), que até então era a entidade filantrópica responsável pelo HDJB, realizou doação onerosa à Santa Casa. Em contrapartida, cabe à instituição de Porto Alegre prestar atendimento às irmãs integrantes da SEC, pelo prazo de 20 anos. A previsão é de construir novas unidades assistenciais no terreno onde hoje fica a moradia das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que compraram a instituição em 1958.

A Santa Casa deve realizar a transição sem interrupção nos serviços hoje prestados no Hospital Dom João Becker. Devem ser mantidos os quadros de recursos humanos e os contratos vigentes. Principal avalista da transação, a Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal da Saúde, garantiu o aporte de mais R$ 10 milhões/ano ao contrato de prestação de serviço entre o Dom João Becker e o município, elevando o repasse anual para R$ 45 milhões, que corresponde ao atendimento dos pacientes do SUS.

A integração de todos os serviços médicos vai ocorrer de forma gradativa. Já estão previstas, no plano de viabilidade, as necessidades futuras de investimentos, principalmente em tecnologias de imagem e outras adequações em áreas assistenciais.

O Hospital Dom João Becker passa a ser a oitava unidade de saúde da Santa Casa, que já conta com outras sete no complexo instalado no Centro de Porto Alegre. O complexo também responde, há mais de um ano, pela gestão do Hospital de Santo Antônio da Patrulha, que pertence ao município.

A instituição soma 1.060 leitos (60% SUS), 285 consultórios, 55 salas cirúrgicas, 147 leitos de Terapia Intensiva, 6.653 funcionários e 2.226 médicos. Só em 2017, a Santa Casa realizou 887.680 consultas, 52.887 internações, 65.096 procedimentos cirúrgicos e obstétricos, 5.933.567 diagnósticos e tratamentos, totalizando 6.939.230 procedimentos.